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Sinopse:
Essa apostila é destinada aos alunos que realizaram o Curso de Arduino, tendo como premissa explicar em mais detalhes temas abordados em aula para que os alunos nãoo se preocupem com anotações durante os experimentos.

Seu conteúdo (com exceção das fotos de terceiros, devidamente citadas) está disponíıvel através da licença Creative Commons Atribui¸c˜ao-Uso n˜ao-comercial-Compartilhamento pela mesma licença 3.0 Unported, que está disponível nas formas compacta e completa nos seguintes endereços:

http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR

http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/legalcode

Autor: Álvaro Justen.
Tipo: PDF.
Tamanho: 13.4 MB.
Páginas: 36.

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Sinopse:
A história do C/C++ começa nos anos 70 com a invenção da linguagem C.
A linguagem C foi inventada e implementada pela primeira vez por Dennis Ritchie em um DEC PDP-1, usando o sistema operacional UNIX. A linguagem C é o resultado do processo de desenvolvimento iniciado com outra linguagem, chamada BCPL, desenvolvida por Martin Richards. Esta linguagem influenciou a linguagem inventada por Ken Thompson, chamado B, a qual levou ao desenvolvimento da linguagem C.
A linguagem C tornou-se uma das linguagens de programação mais usadas. Flexível, ainda que poderosa, a linguagem C tem sido utilizada na criação de alguns dos mais importantes produtos de software dos últimos anos. Entretanto, a linguagem encontra seus limites quando o tamanho de um projeto ultrapassa um certo ponto. Ainda que este limite possa variar de projeto para projeto, quanto o tamanho de um programa se encontra entre 25.0 e 100.0 linhas, torna-se problemático o gerenciamento, tendo em vista que é difícil compreende-lo como um todo. Para resolver este problema, em 1980, enquanto trabalhava nos laboratórios da Bell, em Murray Bill, New Jersey, Bjarne Stroustrup acrescentou várias extensões à linguagem C e chamou inicialmente esta nova linguagem de “C com classes”. Entretanto, em 1983, o nome foi mudado para C++.
Muitas adições foram feitas pós-Stroustrup para que a linguagem C pudesse suportar a programação orientada a objetos, às vezes referenciada como POO. Stroustrup declarou que algumas das características da orientação a objetos do C++ foram inspiradas por outra linguagem orientada a objetos chamada de Simula67.


Páginas: 154.
Tipo: Pdf.
Tamanho: 408 KB.
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SINOPSE:
A obra é um dos textos mais significativos do Direito Constitucional moderno. Contrapondo-se às reflexões desenvolvidas por Lassalle, esforça-se Hesse por demonstrar que o desfecho do empate entre os fatores reais de Poder e a Constituição não há de verificar-se, necessariamente, em desfavor desta.

Autor:
KONRAD HESSE
Professor da Universidade de Freiburg i. Br., Alemanha. Juiz Ex-Presidente da Corte Constitucional Alemã.
Páginas: 15.
Tamanho: 404 KB.
Tipo: PDF.


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Sinopse:
Este Livro Didático Público chega às escolas da rede como resultado do trabalho coletivo de nossos educadores. Foi elaborado para atender à carência histórica de material didático no Ensino Médio, como uma iniciativa sem precedentes de valorização da prática pedagógica e dos saberes da professora e do professor, para criar um livro público, acessível, uma fonte densa e credenciada de acesso ao conhecimento. 

A motivação dominante dessa experiência democrática teve origem na leitura justa das necessidades e anseios de nossos estudantes. Caminhamos fortalecidos pelo compromisso com a qualidade da educação pública e pelo reconhecimento do direito fundamental de todos os cidadãos de acesso à cultura, à informação e ao conhecimento.

Nesta caminhada, aprendemos e ensinamos que o livro didático não é mercadoria e o conhecimento produzido pela humanidade não pode ser apropriado particularmente, mediante exibição de títulos privados, leis de papel mal-escritas, feitas para proteger os vendilhões de um mercado editorial absurdamente concentrado e elitista. Desafiados a abrir uma trilha própria para o estudo e a pesquisa, entregamos a vocês, professores e estudantes do Paraná, este material de ensino-aprendizagem, para suas consultas, reflexões e formação contínua. 
Comemoramos com vocês esta feliz e acertada realização, propondo, com este Livro Didático Público, a socialização do conhecimento e dos saberes. 
Apropriem-se deste livro público, transformem e multipliquem as suas leituras.

AutorGoverno do Estado do Paraná Roberto Requião
Páginas: 240.
Tipo: PDF.
Tamanho: 6,08 MB.


É permitida a reprodução total ou parcial desta obra, desde que citada a fonte.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO Avenida Água Verde, 2140 - Telefone: (0XX) 41 3340-1500 e-mail: dem@seed.pr.gov.br 80240-900 CURITIBA - PARANÁ
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Sinopse:
Você está recebendo o Livro Didático de Biologia. Com este material, você terá a oportunidade de aprofundar e ampliar seus conhecimentos nesta disciplina, além de buscar novos conhecimentos a partir das relações interdisciplinares estabelecidas em cada um dos conteúdos específicos desenvolvidos. A Biologia, como Ciência, ao longo da história da humanidade, vem construindo modelos para tentar explicar e compreender o fenômeno VIDA. Com isto, estuda os seres vivos quanto a: classificação; mecanismos de funcionamento; origem, evolução e distribuição das espécies; e manipulação do material genético pelo homem. A proposta deste Livro é apresentar a Biologia a partir da concepção de Ciência como construção humana, buscando na História e na Filosofia da Ciência a fundamentação necessária para a compreensão da construção do pensamento biológico. O Livro está organizado com base nos Conteúdos Estruturantes da disciplina, ou seja, conteúdos que se constituíram historicamente e estruturam o Ensino da Biologia. Apresentamos, assim, os seguintes Conteúdos Estruturantes:

Organização dos seres vivos;
Mecanismos biológicos;
Biodiversidade, e
Implicações dos avanços biológicos no fenômeno VIDA.

Para cada Conteúdo Estruturante, foram elaborados textos no formato Folhas. Esta nova forma de apresentação dos conteúdos propõe o estudo dos conceitos da Biologia e de suas relações interdisciplinares, a partir da leitura textual e da resolução das atividades, bem como, do aprofundamento dos conteúdos estudados por meio das pesquisas e dos debates indicados no decorrer dos textos.
Em cada Folhas, os conteúdos específicos serão desenvolvidos por professores e alunos, a partir das discussões sobre a problematização inicial, e, na seqüência, pelo aprofundamento dos conteúdos da disciplina de Biologia e das disciplinas de relação interdisciplinar estabelecidas. Durante o estudo, a busca por outros referenciais da própria disciplina e das disciplinas de relações interdisciplinares envolvidas permitirá o aprofundamento dos conteúdos e o entendimento de como estes são elementos importantes para a compreensão do momento histórico em que vivemos.
Desta forma, o que se pretende com este material de apoio pedagógico é despertar, no âmbito da esfera escolar, as discussões conceituais da disciplina de Biologia, independente do tempo de aula necessário para que ocorra a compreensão dos conceitos envolvidos.
É importante destacar que cada Folhas não apresenta todos os conceitos biológicos que gostaríamos que fossem estudados no Ensino Médio, porém, a organização do tempo e do encaminhamento das discussões serão determinantes para que, a partir dos recortes feitos, muitos outros conceitos sejam estudados e pesquisados.
Bom estudo para todos!



Autor: Governo do Estado do Paraná Roberto Requião
Páginas: 296
Tamanho: 10,3 MB.
Tipo: PDF.

É permitida a reprodução total ou parcial desta obra, desde que citada a fonte.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO Avenida Água Verde, 2140 - Telefone: (0XX) 41 3340-1500 e-mail: dem@seed.pr.gov.br 80240-900 CURITIBA - PARANÁ

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Sinopse:
O livro além de tratar o tema do projeto de banco de dados, na forma clássica, que aparece na maioria dos textos de banco de dados, o livro aborda o problema de engenharia reversa de banco de dados, apresentando uma técnica para projeto de banco de dados a partir de sistemas legados.

 Não se destina somente ao uso acadêmico, mas também aos profissionais de Informática. São feitas muitas relações com problemas práticos e o estilo é tal que permite fácil compreensão por profissionais. Já foi utilizado em cursos de curta-duração para treinamento de profissionais em empresas, além de ser adotado em diversas Universidades. A obra traz uma extensa lista de exercícios e muitos deles estão resolvidos.




Autor: Carlos Alberto Heuser.
Páginas: 206
Tamanho: 1,6 MB.
Tipo: PDF.
Edição:
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Autores: Osvaldo Kotaro Takai ,Isabel Cristina Italiano, João Eduardo Ferreira.
Páginas: 124.
Tamanho: 843 KB.


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Autor: Prof. Luiz Camolesi Jr.
Tamanho: 300 KB.
Páginas: 31



Copyright © 2014 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - Campus Parnaíba. Todos os direitos reservados..
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Autor:  Walteno Martins Parreira Júnior
Formato: PDF
Editora: UEMG(Universidade do Estado de Minas Gerais)
Páginas: 108
Tamanho: 1,83 MB




1 SOFTWARE E ENGENHARIA DE SOFTWARE

1.1 Introdução4
1.2 Software4
1.3 Problemas associados ao software5
1.4 A Importância do Software5
1.5 O Papel Evolutivo do Software5
1.6 Aplicações do Software8
1.7 Engenharia de Software: Uma Definição9
1.8 O que é engenharia de Software?9
1.8.1 Método baseado na Decomposição de Funções:10
1.8.2 Método baseado na Estrutura de Dados:10
1.8.3 Método de Análise baseado na Orientação a Objeto10
1.9 Paradigmas de Engenharia de Software10
1.10 Processos de Software1
1.1 Os desafios da Engenharia de Software1
2 TÉCNICAS DE ENTREVISTAS E DE COLETA DE DADOS12
2.1 Introdução12
2.2 Tipos de Entrevistas12
2.3 Problemas Fundamentais13
2.4 Diretrizes Para a Realização de Entrevistas14
2.4.1 Desenvolva um Plano Geral de Entrevistas14
2.4.2 Certifique-se de que tem Autorização para Falar com os Usuários14
2.4.3 Planeje a Entrevista para Fazer Uso Eficiente do Tempo15
2.4.4 Utilize Ferramentas Automatizadas que Sejam Adequadas, Mas Não Abuse16
2.4.5 Tente Descobrir quais Informações o Usuário tem mais Interesse16
2.4.6 Use um Estilo Adequado de Entrevistar16
2.5 Possíveis Formas de Resistência na Entrevista17
2.6 Outros Problemas18
2.7 Formas Alternativas de Coleta de Dados19
2.7.1 Questionário de Pesquisa20
2.7.2 Observações no ambiente20
3 OS PARADIGMAS DA ENGENHARIA DE SOFTWARE2
3.1 O Ciclo de Vida Clássico2
3.2 Prototipação23
3.3 O Modelo Espiral24
3.4 Técnicas de 4a Geração (4GT)25
3.5 Modelo por incremento26
3.6 Combinando Paradigmas27
4 OS PROCESSOS DE SOFTWARE28
4.1 Modelos de processos de software28
4.2 Modelo em Cascata28
4.3 Desenvolvimento Evolucionário29
4.4 Desenvolvimento formal de sistemas29
4.5 Desenvolvimento Orientado a Reuso30
5 O DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS E AS SUAS ETAPAS31
5.1 O Desenvolvimento na visão Pressman,31

Engenharia de Software
5.1.2 Fase de Desenvolvimento31
5.1.3 Fase de Verificação, Liberação e Manutenção31
5.1.4 Conceitos utilizados no desenvolvimento:31
5.1.5 Técnicas utilizadas no desenvolvimento de sistemas32
6 TÉCNICA ESTRUTURADA3
6.1 Introdução3
6.2 Análise Estruturada3
6.2.1 Diagrama de Contexto34
6.2.2 Diagrama de fluxo de dados34
6.2.3 Dicionário de dados34
6.2.4 Diagrama de Entidade-Relacionamento (DER)35
6.2.5 Diagrama de Transição de Estado (DTE)37
6.2.6 Especificação de Processos38
6.3 Projeto Estruturado39
6.4 Programação Estruturada39
6.5 Desenvolvimento Top-down40
6.6 Equipes de Programação40
6.7 Revisões Estruturadas40
6.8 As Ferramentas da Análise Estruturada41
6.8.1 Diagrama de Fluxo de Dados41
6.8.2 Dicionários de Dados4
6.8.3 Descrição de Procedimentos ou Especificação de Processos45
7 PROJETO DE TEMPO REAL51
7.1 Introdução51
7.2 Integração e Desempenho51
7.3 Tratamento de Interrupções52
7.4 Linguagens de Tempo Real52
7.5 Sincronização e Comunicação de Tarefas53
7.6 Análise e Simulação de Sistemas de Tempo Real53
7.7 Métodos de Projeto53
7.8 Um método de Projeto Orientado para o Fluxo de Dados54
7.8.1 Requisitos de um método de projeto de Sistemas de Tempo Real54
7.8.2 Projeto DARTS54
7.8.3 Projeto de Tarefas5
8 UML56
8.1 Conceitos56
8.2 Casos de Uso67
8.2.1 Como fazer o Diagrama de Casos de Uso?71
8.3 Diagrama de Classe73
8.3.1 Pacotes74
8.3.2 Associação74
8.3.3 Agregação75
8.3.4 Composição75
8.3.5 Associações76
8.3.6 Navegabilidade78
8.3.7 Visibilidade78
8.4 Diagrama de Seqüência80
8.4.1 O Que é o Diagrama de Seqüência?80
8.5 Diagrama de Estado83
Engenharia de Software
8.5.2 Para terminar86
9 GERENCIAMENTO DE PROJETOS87
9.1 O que é Gerenciamento de Projetos?87
9.2 Atividades de Gerenciamento87
9.3 As Áreas de Conhecimento em Gestão de Projetos na Visão do PMI8
9.4 Etapas essenciais do Planejamento no MS Project89
10 QUALIDADE DE SOFTWARE90
10.1 Introdução90
10.2 Gerenciamento da Qualidade de Software90
10.2.1 Planejamento da Qualidade91
10.2.2 Garantia da Qualidade91
10.2.3 Controle da Qualidade91
10.2.4 Modelos e Padrões da Qualidade91
10.3 ISO91
10.3.1 ISO 900092
10.3.2 Aspectos a serem abordados no momento da implementação93
10.3.3 Vantagens da certificação ISO 900094
10.3.4 ISO 912695
10.3.5 ISO 1220796
10.3.6 ISO 121199
10.3.7 ISO 14598100
10.4 Capability Maturity Model (CMM)103
10.4.1 A Estrutura do CMM103
10.4.2 Modelo de Maturidade104
10.4.3 Os 5 Níveis de Maturidade do CMM104
10.5 Total Quality Control (TQC)106
10.6 Total Quality Management (TQM)107
Engenharia de Software
Introdução:
No inicio da década de 1980, uma reportagem de primeira pagina da revista Business Week apregoava a seguinte manchete: "Software: A Nova Força Propulsora". O software amadurecera - tornara-se um tema de preocupação administrativa. Em meados da década de 1980, uma reportagem de capa da Fortune lamentava "Uma Crescente Defasagem de Software" e, ao final da década, a Business Week avisava os gerentes sobre a "Armadilha do Software - Automatizar ou Não?" . No começo da década de 1990, uma reportagem especial da Newsweek perguntava: "Podemos Confiar em Nosso Software?" enquanto o Wall Street Journal relacionava as "dores de parto" de uma grande empresa de software com um artigo de primeira página intitulado "Criar Software Novo: Era Uma Tarefa Agonizante..." . Essas manchetes, e muitas outras iguais a elas, eram o anuncio de uma nova compreensão da importância do software de computador - as oportunidades que ele oferece e os perigos que apresenta.


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Sinopse:
Este livro A Arte de Projetar em Arquitetura, de Ernst Neufertreúne princípios, normas, regulamentos sobre projeto, construção, forma, necessidade e relações espaciais, dimensões de edifícios, ambientes, mobiliário e objetos. Alguns dos novos temas inseridos na obra são - sistemas construtivos com baixo consumo de energia, construções e estruturas em tirantes e suspensas por cabos; bibliotecas; centrais térmicas e hidrelétricas; instalações para hipismo e esportes náuticos; construções em madeira, jardins de inverno e construções anexas em vidro; reabilitação e reconversão de edifícios; e muitos outros. A nova edição contém mais de 6200 ilustrações e tabelas. Baixe grátis o ebook A Arte de Projetar em Arquitetura - Ernst Neufert .

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Sinopse:
Autor holandês que desistiu de uma bem sucedida carreira como arquiteto na Califórnia para fixar residência na América Latina no ramo de moradias populares. Depois de trabalhar em várias agências governamentais, incluvise a ONU, e de ter sido professor de arquitetura solar na UNICAMP, continuou seu trabalho de desenvolvimento de tecnologias de construção e em como transmiti-lás ao usuário. Disto resultou o Manual do Arquiteto Descalço, obra considerada pelos especialistas desta área como indispensável para a compreensão e emprego de tecnologias usadas na arquitetura.

Quando voltou ao Brasil, fundou o Instituto TIBÁ, criando assim um instrumento para uma arquitetura mais integrada com a natureza.



LER ONLINE (PARTE 01)
LER ONLINE (PARTE 02)


Formato: PDF
Páginas: 379
Autor: Johan Van Lengen
Tamanho: 13 Mb
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Mais uma obra publicada pela Editora da Universidade do Estado da Bahia (Eduneb) está disponibilizada para acesso livre na internet.
A obra, organizada por Alexandra Okada, Daniela Barros e pela professora da universidade Lynn Alves, traz os resultados de investigações realizadas por pesquisadores vinculados a instituições brasileiras, espanholas, inglesas, portuguesas e australianas que cotidianamente constroem diferentes sentidos para o Moodle, ambiente virtual de aprendizagem.

Lynn lembra que o Moodle foi criado em 1999 pelo educador e cientista Martin Dougiamas, com o objetivo de fomentar discussões em um espaço de colaboração virtual entre seus usuários.
Desde sua invenção, diversas instituições de ensino básico e superior, a exemplo da UNEB, estão se adaptando à nova tecnologia, utilizando-a em cursos a distância (EaD) e presenciais, e outras atividades acadêmicas.

“Liberar o acesso ao título gratuitamente contribui significativamente para ampliar a democratização da informação e possibilitar a construção do conhecimento, além de aproximar o autor dos leitores. Esta é uma das políticas defendida pela Eduneb”, ressalta Nadja Nunes, diretora da editora.
A diretora sinalizou que a ideia é expandir essa política, na medida em que os autores autorizem a divulgação das obras.


Autores: Lyn Alves, Daniela Barros, Alexandra Okada.
Tamanho: 51,4KB

Fonte: Uneb.
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Cândido” é uma das obras mais conhecidas de Voltaire. O texto contrapõe ingenuidade e esperteza, desprendimento e ganância, caridade e egoísmo, delicadeza e violência, amor e ódio. Tudo isso mesclado com discussões filosóficas sobre causas e efeitos, razão suficiente, ética. Como sempre Voltaire expõe suas concepções com fina ironia, sem abandonar o sarcasmo de quando em vez. O romance, em todos e cada um dos seus parágrafos, caracteriza-se como uma sátira às idéias de Leibnitz. Leibnitz afirmara, pelo menos assim entendeu Voltaire, que o mundo é o melhor possível, que Deus não poderia ter construído outro e que tudo corria às mil maravilhas.



Autor François Marie Arouet (Voltaire)
 Formato Livro para Download em PDF com 468 KB
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Discute temas como a visão histórica, sociológica e filosófica da loucura. Trata ainda os conceitos de loucura, os preconceitos em torno do assunto e uma breve história da psiquiatria. O leitor encontra no texto a relação entre direito e loucura, os princípios do direito sanitário, o tratamento dispensado aos loucos pelo direito penal brasileiro, além de uma análise da medida de segurança e do conceito de periculosidade presumida. 
 Direito Penal da Loucura – Paulo Vasconcelos Jacobina


 Formato: pdf(1.106 KB) | Publicação do MPU
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Sinopse:
 A presente publicação reúne artigos de pesquisadores de diferentes campos disciplinares que têm em comum o tema arquitetura e urbanismo. Os textos apresentados neste livro são diversificados, porém, a partir da heterogeneidade de assuntos, os leitores podem compor uma visão integrada das diversas pesquisas na área de arquitetura e urbanismo, subdivididos nas seguintes temáticas: teoria e história da arquitetura e do urbanismo,planejamento urbano, paisagismo, projeto de arquitetura e ensino em Arquitetura e Urbanismo. Este livro é dirigido a pesquisadores, estudantes de graduação e profissionais de áreas afins a arquitetura e urbanismo. Esperamos que as pesquisas apresentadas possam contribuir para a formação dos futuros profissionais que irão se deparar com os novos desafios ao projetar edifícios, intervindo e qualificando os espaços da cidade e do território no século XXI.


Sobre os autores:
 Renata Cardoso Magagnin 
Professora-assistente do Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (Faac) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), campus de Bauru, onde ministra disciplinas na graduação e é professora-orientadora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo.

Norma Regina Truppel Constantino
Professora-assistente do Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (Faac) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), campus de Bauru, onde ministra disciplinas na graduação e é professora-orientadora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo.

 Rosio Fernández Baca Salcedo 
Professora-assistente do Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (Faac) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), campus de Bauru. Ministra disciplinas na graduação e é professora-orientadora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo.
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